Abaixo listamos algumas das atividades desenvolvidas pelo Crescendo Zen.

O Projeto conta com módulos contínuos mensais, que começam com a aplicação de no mínimo 03 meses de atividades, uma ou duas vezes por semana, com duração média de 45 minutos cada aula.

Hoje já contamos com mais de 60 atividades divertidas, aptas para formarem um ano completo de atividades ininterruptas, onde focos variados são trabalhados em cada aula.

A MEDITAÇÃO DO PANDA - APRENDENDO A RESPIRAR

Sentar com as crianças em roda ou dupla, perguntar se elas sabem o que é meditação e deixar que elas se expressem sobre o que imaginam que seja. Após, explicar brevemente o que é meditação, fazendo correlação com a calma e tranquilidade que o ato de respirar nos traz. Ensinar o modo correto de sentar com as perninhas cruzadas e o corpinho com coluna reta, para facilitar o trânsito dos ventos.

 

Iniciando o exercício, colocar um ursinho Panda embaixo da blusa na altura do baixo ventre, e ensinar as crianças a fazerem tranquilamente três respirações profundas em silêncio, observando o ar que entra e sai pelo nariz, e os movimentos da “Barriga do Panda”.

 

A cada sessão de três respirações silenciosas, fazemos breves intervalos, conversando com as crianças sobre o Panda, sua incrível “barrigona” quando respira, e como ele é silencioso, tranquilo e brincalhão e como elas se sentem conhecendo a meditação do Panda.

 

Depois passamos à meditação em duplas. Cada criança respira junto com o coleguinha da frente, sendo orientados a manter contato visual uns com os outros de forma a manter a concentração. Aos poucos vamos “rodando” as duplas, até todos terem passado por todos. O Panda é colocado agora do lado de fora da blusa, na frente da criança na região do baixo abdôme e, com uma mão ela segura a barriga do Panda e com a outra dá a mão para quem estiver à sua frente e ambas respiram juntas, sentindo a barriga do Panda crescer e diminuir.

 

Após essa etapa, nos levantamos e faremos uma pequena caminhada silenciosa, dando meio passinho de cada vez, ainda observando a barriga enchendo e esvaziando com o Panda embaixo da blusa ou apenas abraçando o Pandinha.

 

Ao final, ao som de uma música tranquila de meditação, nos deitamos com os olhos fechados e fazemos o “equilíbrio dos Pandas”, com os Pandas na nossa barriga, tomando cuidado com o equilíbrio para eles não caírem! Todos em silêncio, com as pernas estendidas e braços estendidos ao lado do corpo no chão. Caso necessário, mantenha uma meditação guiada, dando preferência para este momento ser o mais silencioso possível. Se tiver vários Pandas disponíveis, pode-se aumentar o desafio, colocando mais Pandas para serem equilibrados nas barriguinhas. 

 

Terminando o tempo, dê instruções para abrirem os olhos devagar, mexer as mãozinhas e os pezinhos, espreguiçar e se levantar bem devagarzinho. 

O tempo desta atividade varia de acordo com a idade das crianças. 

 

Focos Trabalhados – Aprendizado e conceitos do quê é a meditação; prática de plena atenção sem movimento; prática de plena atenção em movimento; trânsito de ventos e respiração consciente; amorosidade; contato visual; imaginação.

COMO UMA MONTANHA

 

Deitados, viramos uma montanha. Em cima da nossa barriga, será colocada uma pedrinha. 

Todos vamos inspirar e expirar com calma, em silêncio, equilibrando a pedrinha para ela não rolar montanha abaixo!

À medida que o tempo passa, podemos aumentar o desafio e ir colocando mais pedrinhas para serem equilibradas.

Fazer alusão às montanhas e pedras, como ficam silenciosas e quietas, apenas observando tudo ao redor.

 

Focos Trabalhados: Concentração; Equilíbrio; Capacidade de Auto Regulação.

IOGA DOS ANIMAIS

 

Explicar para as crianças o que é Ioga e como as posições podem nos ajudar a desenvolver um corpo flexível e leve para brincar, e uma mente tranquila e atenta para vivermos felizes.

Organizar desenhos com posições Universais de Ioga feitas por animais. (Na sessão "Fotos", temos um modelo)

Passando pela posição de todos os animais, fazemos duas respirações silenciosas em cada uma delas.

Quando desfazemos a posição, podemos imitar os animais livremente, seus movimentos e sons.

Após o final de todas as posições, fazemos três “Meditações do Panda” juntos, em círculo, sentados em silêncio.

 

Focos Trabalhados: Consciência Corporal; Equilíbrio; Integração com os Animais.

COMO FUNCIONA A MINHA MENTE?

 

Em um recipiente de vidro ou plástico transparente, colocar areia colorida ou outro material que fixe no fundo do vidro após ser misturado com água (podem ser usadas bolinhas em gel que crescem em contato com a água).

Uma criança de cada vez, mistura com uma colher a areia ou bolinhas na água por alguns segundos e, em silêncio e respirando, fica observando até que ela se assente no fundo do pote.

Pedimos às crianças para que nos mostrem, através do experimento, "como está a sua mente" naquele momento.

Fazemos um paralelo entre as bolinhas subindo e descendo no pote, com a nossa mente e como ela fica quando nos sentimos agitados e nervosos. Quando estamos calmos e fazendo a respiração do Panda, tudo se acalma e conseguimos enxergar as coisas de forma transparente e as bolinhas ficam tranquilas, assentadas no fundo do pote.  

 

Focos Trabalhados: Observação; Associação Cognitiva; Paciência; Capacidade de Silenciar.