Experiências na Área de Meditação

Iniciei os estudos em meditação no ano de 2004 no Templo Khadro Ling em Três Coroas - RS, que tinha como responsável, Chagdud Tulku Rinpoche, Mestre da Escola Tibetana. Posteriormente, ingressei na Escola Soto Zen Shu no ano de 2011 para aprofundamento das técnicas meditativas, tendo como primeiro Professor um dos alunos do precursor das técnicas de zazen (meditação sentada) no Brasil e Monge Zen Budista. Posteriormente passei a ser orientada por outros Mestres, sendo que permaneço na prática e ensino das técnicas da Escola Soto Zen até os dias atuais. Concomitantemente com os estudos de meditação, a partir do ano de 2000 fui aluna do Professor Nestor Mota, precursor da Ioga no Estado de Goiás, por aproximadamente 06 anos.

Exerci o cargo de Coordenadora Geral de uma Comunidade Zen do ano de 2012 até julho de 2017, cargo este que entreguei no ano de 2017, quando da minha ida ao Japão, tendo liderado a montagem de programas e estruturação de Grupos de Meditação em mais de 18 cidades brasileiras.

Coordenei um Grupo de Estudos e Meditação Zen em Goiânia desde o ano de 2012 até no ano de 2019, trabalho desenvolvido continuamente junto ao Kangendô - Escola de Terapias japonesas e a Universidade Internacional da Paz - UNIPAZ.

Durante o ano de 2016 apliquei o Projeto Piloto que tinha diversas e variadas atividades com focos específicos em desenvolvimento de qualidades humanas, ensinando meditação para crianças de 02 a 06 anos na Escola Educare Montessori, em Goiânia.

Em junho de 2017 me mudei para o Japão, para imersão em técnicas meditativas e acompanhamento de um trabalho com crianças das escolas japonesas desenvolvido pelo Abade do Templo Zen Budista de Yokoji, em Hakui, Ishikawa, onde permaneci até janeiro de 2018. Durante este período, terminei de escrever em completude o Projeto CRESCENDO ZEN, ampliando sua dimensão emocional e desenvolvendo novos focos nas atividades e habilidades concretas propostas, a fim de colocá-lo profissionalmente e integralmente em prática no ano de 2018.

Desde 2018 o Projeto vem sendo aplicado de forma consistente em várias escolas de Goiânia, hoje já contando com mais de 500 alunos que tiveram acesso direto às atividades propostas pelo Projeto bem como professores, psicólogos e interessados já passaram por uma primeira abordagem de treinamento dentro do universo da meditação e meditação com crianças.

Durante esses  mais de 15 anos em experiências meditativas, participei de mais de 40 retiros de imersão em técnicas meditativas e plena atenção, bem como atividades dentro deste contexto, com Mestres de diferentes vertentes.