O Projeto

Como fazer da meditação algo divertido?

Como acrescentar conteúdos essenciais para uma vida, sem a rígida conotação do ensino clássico das salas de aula?

Como tratar a educação emocional das crianças de forma séria, porém lúdica e lúcida?

Como ensinar as crianças a desenvolver compassividade que pode ser levada para a vida?

Como colaborar efetivamente com a mudança de mundo que queremos, ajudando no desenvolvimento de seres humanos melhores, colaborando na formação de sujeitos que podem transformar sociedades inteiras?

Como ajudar as crianças a crescerem e viverem com menos sofrimento?

 

Esses foram alguns dos questionamentos iniciais que surgiram quando da idealização do Projeto CRESCENDO ZEN que nasceu há alguns anos atrás e se concretizou após uma viagem ao Japão no ano de 2016 onde, em visita a alguns Templos e Escolas, percebi que a meditação já vem sendo utilizada de forma corriqueira e rotineira na vida das crianças japonesas, desde muito cedo, surtindo uma série de efeitos extremamente benéficos não só nas suas vidas e relações, assim como mantendo e alterando padrões comportamentais mentalmente saudáveis que impactam em toda uma sociedade.

 

Ao voltar dessa viagem coloquei em prática o Piloto do Projeto, que foi aplicado no ano de 2016 na Escola Educare Montessori, com crianças entre 02 e 06 anos de idade, tendo tido resultados surpreendentes não só para mim enquanto aplicadora e observadora de um Projeto Piloto, mas principalmente para as crianças e Direção da Escola e Pais. Os resultados foram muito além do imaginávamos.

 

As crianças se mostraram extremamente interessadas, curiosas, compenetradas ao que era proposto e sensíveis aos conteúdos que em vários momentos se mostraram intrínsecos à personalidade e mundo interno dos alunos, como se eles precisassem apenas serem “lembrados” das habilidades emocionais que são inerentes a todos nós, possibilitando um retorno ao repouso na paz e no silêncio, de maneira divertida. 

 

O Projeto vem de encontro a pesquisas científicas que já reconhecem, atualmente e cada vez mais, a prática da meditação como ferramenta essencial na educação e no desenvolvimento de habilidades não só escolares, mas também emocionais e sociais.

 

A meditação lúdica proposta pelo CRESCENDO ZEN tem etapas básicas em suas atividades que não retiram das crianças suas prioridades enquanto seres humanos em formação, que são primeiro lugar o brincar e se divertir; em segundo lugar o meditar; e em terceiro lugar o compartilhamento dos ensinamentos não só com os coleguinhas durante as aulas mas também com suas famílias, impactando de forma sutil nas relações e num movimento social de longo prazo, fazendo com que as crianças, de maneira leve, se coloquem na posição de protagonistas de mudanças de perspectivas mentais para um mundo melhor.

 

As crianças são ensinadas e incentivadas a tratar de temas universais através de atividades simples, porém com impactos complexos, ampliando sua visão de mundo com compassividade e sabedoria, observando como podem aplicar objetivamente o que aprendem nas suas vidas diárias e cotidiano.

 

No modelo proposto pelo CRESCENDO ZEN através das experiências práticas anteriores, com a meditação lúdica podemos ter uma prática sustentada de regulação das emoções, onde são desenvolvidos aspectos primordiais como atenção plena, compreensão emocional, consciência corporal, capacidade de auto regulação, consciência coletiva, tolerância, amorosidade, coordenação motora e, talvez o mais importante aspecto para uma vida feliz: consciência e habilidades nos relacionamentos interpessoais de forma a se sofrer menos e causar menos sofrimento.

 

Enquanto as escolas trabalham de forma ampla na formação das habilidades acadêmicas formais que as crianças precisarão para o mercado de trabalho futuramente, o CRESCENDO ZEN vem acrescentar ao que já é abordado pela escola, outras formas de colaboração no desenvolvimento humano, através da meditação, ajudando as crianças a desenvolverem estabilidade emocional para a vida, tolerância social e engajamento num contexto abrangente.

 

A meditação tem se mostrado uma ferramenta poderosa para desenvolver nas crianças habilidades que promovam paz interior, felicidade genuína e mecanismos de como transferir essa paz para o mundo ao redor delas.

 

A par das técnicas meditativas terem sua origem nas religiões orientais, o Projeto CRESCENDO ZEN é um projeto laico, sem cunho religioso, que apenas enfatiza e se utiliza de técnicas milenares da meditação já amplamente testadas, através de elementos existentes no contexto de interconexão, agora ensinados ludicamente, de forma a acessar mentes infantis, mentes de principiantes.

Aos poucos e lentamente poderão ser observados os sinais de que o momento meditativo está fazendo sentido e diferença para as crianças. Meditação exige esforço, assiduidade e tempo, é importante que os pais estejam engajados no Projeto, para que as crianças se sintam estimuladas a participar das aulas.

 

É realmente uma alegria enorme podermos iniciar, juntos, essa experiência maravilhosa de ensinar meditação para crianças. Acredito, com coração sincero, que mentes bem orientadas em sua base podem efetivamente mudar outras mentes e assim, podemos mudar o mundo, passo a passo.

Que todas as crianças encontrem a felicidade e as causas da felicidade!